Diferentes métodos de ensino.
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Exposição
em grupo andando
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Ensino
Caminhada
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Discussão
Passo a Passo
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Aquário
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Cruzamento
de Grupos (cross over)
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Trabalho
individual
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Incentivar
tarefas de escrita
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Questionário
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Bibliografia
Suplementar
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Mapa
conceitual (mapa mental)
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Grupo
em Duplas.
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Discussão
Pedagógica
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Diário
de Aprendizagem
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Compilação
da Base do Conhecimento em grupo
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Exame
Inicial
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Aprendizagem
colaborativa em grupo
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Simpósio
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Painel
de Discussão
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Trabalho
de grupo
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Aprendizagem
baseada em problemas
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Trabalho
em projeto
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Grupo
Cumulativo - Bola de Neve
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RPG
(dramatização)
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Jogos
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Técnicas
de Memórização no Ensino
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Argumentação
- Debate
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Ensino
de casos (estudo de caso)
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Trabalho
criativo
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Pedagogia
do drama
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Apresentação
(Palestra)
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Círculo
de Leitura
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Brainstorming
(tempestade de idéias)
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Participantes
ensinam
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Resumos
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Network
Tutorial (Autoensino)
Diferentes métodos de ensino
Por Donizeti
Lamego
Descrição dos métodos
1. Exposição em
grupo andando
Os alunos são divididos em
grupos de mesmo tamanho para que haja tantos grupos quanto membros. Cada
grupo tem sua própria tarefa e uma folha de
papel para cartaz. A tarefa é compor um pôster, quadro ou uma
"tela plana" de um determinado tópico. Instruções sobre as
coisas que o pôster deve conter também serão fornecidas. Da mesma forma, a
fonte do material adequado deverá ser fornecido, por exemplo, artigos de
revistas científicas ou folhas de uma aula. O tempo de trabalho para o
grupo deverá ser o suficiente, dependendo da tarefa e da situação. Os
alunos podem trabalhar na sala de aula ou ser incentivados a usar workshops em
grupo ou outros recursos disponíveis.
Quando os pôsteres terminam,
eles são colocados em diferentes partes do espaço da sala de aula.
Posteriormente, novos grupos
são formados mantendo um elemento de
cada grupo original no novo grupo que são chamados a percorrer os trabalhos. Os
grupos circulantes são colocados na frente dos cartazes onde aquele elemento do
novo grupo que é original do grupo anterior que fez o trabalho. O membro
do grupo original explica o trabalho e a solução aos outros membros da equipe
circulante. Depois disso, todos os grupos circulantes se movem para o novo
pôster e a mesmo processo é repetido. Desta forma, todos os membros
explicam os resultados do seu trabalho de grupo original entre si. A
equipe de professores trabalhará com os grupos para observar as atividades dos
alunos e cuidar do cronograma.
Quando os grupos circularem
todos os cartazes, eles se juntarão e ainda assim verificarão se há clareza
sobre as coisas que permanecerem obscuras.
Em
um passeio a pé, sem local
predeterminado, grupos de alunos vão
sair e irão discutir sobre alguma questão. A questão poderá ser desmontada
ou não desmontada após a caminhada. O professor pode caminhar, participar
ou puxar as discussões em grupo ou apenas orientar a rota de caminhada do
grupo.
Uma
série de perguntas são conduzidas a
um ou mais grupos em contato direto. O professor pode preparar
antecipadamente um conjunto de questões que as equipes ou grupos irão trabalhar. As
respostas podem ser apresentadas para leitura, ou apresentada numa conversa,
assim o importante não é a resposta a pergunta e sim a discussão conseguida
entre os alunos pela questão trabalhada .
4.
Aquário
O grupo de ensino é dividido
em grupos menores que recebem uma tarefa de discussão. Alguns membros de
grupo podem ficar observando a discussão da conversa. Os pequenos
grupos poderão observar e também participar
da discussão .
5.
Cruzamento de Grupos (Cross over)
Divide-se os alunos em
pequenos grupos. Tarefas diferentes são dadas a todos os grupos. Por
exemplo, o Grupo A projeto de um motor de carro, um projeto de sistema de direção
do grupo B e um projeto de designer do grupo C. Dê tempo aos grupos,
orientação e tarefa. No final do tempo, novos grupos serão formados, com
um membro de cada grupo, ou seja, um membro do grupo A, um membro do B e um
membro de C entrarão no novo grupo. Os novos grupos receberão novas tarefas,
de alguma forma relacionada ao desenvolvimento de projetos dos grupos
anteriores, etc. O método pode durar algumas horas ou até mesmo o curso
inteiro.
Fazer os participantes trabalharem
de forma independente em uma tarefa. A tarefa pode ser: ler, planejar,
calcular, pesquisar informações, etc. A tarefa pode levar de minutos a horas e
pode ser vinculada a outras atividades na situação de ensino.
7.
Incentivar
tarefas de escrita
O incentivo a uma tarefa de escrita pode ser de curta duração (15min), quando os
alunos são convidados a escrever em suas próprias palavras sobre um determinado
assunto ou responder uma pergunta. A tarefa pode ser usada para ativar
alguns dos fatores relevantes na mente do aluno, usando para iniciar ou
terminar um tópico.
O professor pergunta aos
alunos, os alunos perguntam ao professor ou os alunos perguntam aos
alunos. As perguntas podem ser dadas com antecedência, criadas em conjunto
ou geradas espontaneamente. Professores e alunos devem praticar diferentes
técnicas de perguntas e prestar atenção em:
·
Fazer
perguntas qualitativas (evite perguntas sim-não)
·
Perguntas
claras ajudarão
·
Vale
a pena perguntar uma coisa de cada vez
·
As
perguntas devem possibilitar a consideração das coisas, para que você evite
perguntas que queiram ter informações imitativas e repetitivas.
·
Para
poder responder a perguntas, você precisa criar um espaço seguro para
apresentar respostas e ideias inadequadas.
·
professor
deve estar no nível do aluno e enfrentá-lo como uma pessoa igual (mesmo que
haja diferenças no conhecimento)
·
É
aconselhável evitar perguntas retóricas (há alguma pergunta)
·
professor
deve estar genuinamente interessado nas respostas dos alunos
Fornecer material adicional
sobre o curso em conexão com a situação de ensino ou de outra forma, material pode ser tratado em conjunto e em
algumas situações, ou poderá envolver o aprofundamento dos dados ou o
fornecimento de uma fonte alternativa além do livro do curso.
10.
Mapa
conceitual
(mapa mental)
A criação de um mapa conceitual ajuda você a estruturar seus próprios
pensamentos e a entender os conceitos que podem ser usados para
incentivar a memória. No mapa conceitual, o conceito central é colocado no
papel e desenhado conceitos semelhantes a sua maneira.
11.
Grupo
em Duplas.
Em uma situação de ensino, uma
pequena tarefa de discussão é dada a pequenos grupos. O grupo de pares
funciona melhor nos tópicos em que os participantes têm suas próprias
opiniões. A duração do grupo é curta (alguns minutos). O tempo tem
que ser escasso para tornar o debate rápido. Grupos de pares ritmam bem o
ensino e ativam os participantes.
A responsabilidade pelo sucesso do debate de ensino é do professor e
do aluno. A discussão sobre o ensino é adequada para situações em que é
preciso levar em conta as opiniões dos outros, formular seus próprios
pensamentos, aprender com os outros, desenvolver suas próprias habilidades de
conversação e descobrir juntos os problemas. O tópico a ser selecionado
para discussão deve ser de alguma forma familiar aos oradores. O objetivo
da discussão pode ser produzir uma solução, analisar uma situação, apresentar
diferentes visões, etc. A discussão pode ser iniciada fazendo
perguntas. Você também pode usar algum estímulo para a conversa (história,
clipe de jornal, notícias, videoclipe, etc.).
À medida que o curso avança,
os alunos escrevem um diário de aprendizado. O diário de aprendizagem
também pode ser uma ferramenta de avaliação. Diário de Aprendizagem: Experiências
de aprendizagem significativas, eventos diurnos, questões abertas,
autoavaliação, etc. O Diário de Aprendizagem pode ser orientado de muitas
formas diferentes. Os diários de aprendizagem podem ser comentados ou
baseados em um curso, ou para descobrir o que é requer repetição. O diário
de aprendizagem pode ter duração de curso ou pode fazer parte do curso. O
diário pode ser escrito no seu próprio horário de trabalho ou no horário reservado
pelo professor, por exemplo, no final do periodo de ensino.
14.
Compilação
da Base do Conhecimento em
grupo
Os
alunos fazem algumas tarefas indivíduais. Depois disso, pequenos grupos
são formados, onde todas as lacunas de informação sobre seu próprio desempenho
são reveladas a eles mesmos. O grupo reúne uma resposta mais
completa. Depois disso, vão apenas pensar sobre isso.
Um
teste inicial pode ser usado como base para o design do curso e coletar
informações básicas, interesses, motivos e insights sobre questões-chaves.
16.
Aprendizagem
colaborativa em
grupo
um método de trabalho em grupo no qual todos os membros de um grupo
têm a mesma responsabilidade pelo trabalho. O grupo pode receber uma
tarefa ou um problema com o qual começa a trabalhar. A colaboração é
importantes no grupo. O objetivo não é decompor o trabalho e resumi-lo,
mas trabalhar em conjunto. A aprendizagem colaborativa pode fazer parte de
algum trabalho em grupo ou projeto.
O simpósio usa como modelo a
fórmula usada em conferências científicas. Reúne um grupo de (10 a 20
pessoas) especialistas em um campo. O simpósio pode levar de 1 a 2
dias. Uma seleção de iniciadores é selecionada e o trabalho do simpósio é
feito com antecedência. Após o início, uma discussão é
realizada em conjunto. O Presidente do Simpósio será eleito e que falará e
cuidará dos horários.
Coletar um painel de
participantes de uma região ou setor diferente. Os locutores preparam-se
para a discussão com antecedência. A mesa será escolhida para a discussão,
cuidando da abertura, compartilhando e encerrando os discursos. O
Presidente pode também, a intervalos, elaborar um debate e fazer perguntas.
O ensino é dividido em
pequenos grupos que recebem uma tarefa e um cronograma. Grupos podem
refletir sobre os mesmos problemas ou diferentes. O resultado final do
grupo pode ser destacado como um relatório, uma apresentação, ensino com uma
aula, uma conversa, etc. Os membros do grupo podem receber papéis e
responsabilidades. Deve-se prestar atenção ao planejamento do grupo:
·
Planejamento
de trabalho
·
atribuição
·
Trabalhando
em pequenos grupos e formulários
·
Para
relatar resultados
·
Para
resumir ou tirar conclusões
·
trabalho
em pequenos grupos pode variar em duração (15 min - curso
completo). Outros métodos de ensino também podem ser incluídos. O
sucesso depende da entrada e da atribuição dos participantes.
20. Aprendizagem baseada em problemas
O
novo ciclo de estudos começa com a introdução de um novo "problema".
O problema é um pouco enganador no termo e refere-se facilmente à resolução de
problemas ou a alguns negativos. No entanto, pode ser uma infinidade de
situações, cenários, eventos, fenômenos ou problemas de linha de base. Em
geral, essas situações iniciais são bastante práticas. Em seguida, o problema /
linha de base é esclarecido, negado e mapeado pelo grupo. Com base nisso, o
fenômeno são organizados em subáreas, e são usados para elaborar tarefas de aprendizado e
planejar a coleta de informações.
Após
a aquisição dos dados, por exemplo, depois de uma semana, o grupo se reunirá
novamente em tutoriais, onde cada trarão para melhorar o conhecimento comum do
novo do grupo, e onde o grupo pode ser alcançado em uma consulta interativa para
buscar uma solução comum para o seu conjunto de tarefas de aprendizagem, e
através deles encontrar "respostas" para as questões de base.
O
processo não termina na análise negociada do conhecimento comum do grupo ou em
uma saída comum. O processo continua, e cada aluno completa seu aprendizado por
meio de reflexões adicionais e, dependendo da implementação, por exemplo,
restaura o aprendizado do texto ou de outros resultados relacionados ao
aprendizado próximo e ao líder e tutor.
O
trabalho em equipe é estruturado pelo compartilhamento de funções: As tarefas
do presidente, do secretário e do observador variam de um ciclo de aprendizado
para outro.
Assim,
estudando "normalmente", na ABP o ensino de contato envolve
diferentes formas funcionais: No início do ciclo e nas etapas finais, o grupo
trabalha perto no mesmo espaço, com discussões rápidas.
21.
Trabalho
em projeto
O trabalho em projeto consiste
em combinar conhecimento e prática. Dar aos indivíduos ou grupos um
projeto e permitir que os alunos o definam. O trabalho em projeto requer
participação ativa e compromisso dos participantes do projeto. Os projetos
podem ter períodos de tempo muito diferentes. Os projetos podem ser
guiados e direcionados de maneiras muito diferentes.
22.
Grupo
Cumulativo - Bola de Neve
Divida os alunos em duplas e,
em seguida, faça dos pares um grupo maior (4 pessoas) e, finalmente, todo o
grupo discutirá juntos. Pode ser variado (1-2-4-12 etc ou vice-versa 8-4-2). Os
grupos recebem uma tarefa, problema ou tópico de discussão. O professor
agenda as etapas do grupo. A duração de um grupo pode variar ao longo do
tempo (1 min a 2 horas).
23.
RPG
(dramatização)
A dramatização pode mostrar relacionamentos ou situações entre
indivíduos, profissionais ou a organização. Atenção pode ser dada a
atitudes, valores, habilidades de resolução de problemas, etc. As habilidades
sociais e de interação podem ser desenvolvidas através da aprendizagem de
papéis. A dramatização pode ser combinada com outros
métodos. Importante notar ao projetar um RPG:
- Ativação de grupo, seleção de tópicos e
instruções
2.
Seleção
de participantes
3.
Uso
de instalações
4.
Definindo
Metas (Essa Exposição Não Acontece Por Si)
5.
Nomear
e dirigir observadores em uma situação - onde prestar atenção
6.
Atuação
- Tempo, adereços, etc.
7.
Discussão
após a situação e avaliação da situação
8.
Trocar
experiências e generalizações de observações
24.
Jogos
Aprender jogos é aprender as
habilidades que você aprendeu. A estrutura do jogo deve ser planejada com
antecedência. Em situações de aprendizagem, os alunos recebem um grau
relativamente alto de liberdade de ação. Um importante fator de aprendizado
é a observação e análise dos jogos. Jogar não é um fim em si mesmo, é uma
questão de aprender com isso.
25.
Técnicas
de Memorização no Ensino
O aprendizado do aluno pode
ser incentivado de muitas maneiras diferentes em situações de ensino. Com
a ajuda de palavras-chave, o professor pode descrever a importância geral das disciplinas
no ensino. O professor pode criar associações entre questões
relacionadas. A atividade da memória pode ser copiada, ligando as coisas,
isso também pode acontecer de uma forma imaginativa, ou seja, você pode criar
estranhos vínculos entre diferentes coisas para apoiá-los na
lembrança. Imagens engraçadas podem ajudá-lo a manter as coisas em
mente. Os alunos podem apoiar notas escritas. Os alunos podem ser
apresentados a várias técnicas de notas (por exemplo, mapas mentais) ou apenas
para lembrá-los de fazer anotações (não o suficiente no início do curso). O
professor deverá fazer prétreinos para tornar mais fácil para o aluno entender
e combinar os novos conhecimentos com o que ele já conhece. Um prétreino
pode ser uma questão, uma tarefa de escrita, uma definição de problema ou a
terceirização de sua própria experiência (redação ou discussão).
26.
Argumentação
- Debate
No debate, os alunos poderão praticar a apresentação de argumentos e
a avaliar outras visões. Duas equipes ou indivíduos opostos são
selecionados no debate. Escolhem o tópico a ser tratado e dá aos grupos
opostos a tarefa de promover uma contradição com outro grupo. Escolha um
presidente que se certificará de que todos possam falar dentro da sua vez e que
os discursos não sejam longos demais. Os discursos devem ser distribuídos
há uma equipe por vez. Se o debate não prosseguir, o Presidente pode dar
ao público a oportunidade de falar para estimular o debate. Se o debate
for bem sucedido, os participantes poderão revisar suas próprias opiniões. O
objetivo do debate não é acertar o adversário, mas aprofundar a compreensão do
assunto.
27.
Ensino
de casos (estudo de caso)
No ensino de caso, um caso é
dado aos alunos. Os alunos começam a dissolver o caso e a tirar conclusões
e generalizações com base nele. Os casos podem ser histórias, padrões,
descrições, soluções, aplicativos, etc. No caso de casos, os alunos podem fazer
perguntas onde saem sozinhos ou em grupos para encontrar respostas.
28.
Trabalho
criativo
O trabalho criativo procura utilizar a capacidade imaginativa de uma
pessoa para criar novas perspectivas, diferentes possibilidades, novas
alternativas, novos conhecimentos e novos membros. O processo criativo
pode proceder da seguinte forma:
- Encontrando o problema (aluno, professor ou
juntos)
2.
Retorno
sobre as ideias (por exemplo,
brainstorming)
3.
Encontrar
uma solução de ideias
4.
Fundamentação,
aprovação e avaliação da solução
29.
Pedagogia
do drama
“A pedagogia do drama desafia
o aluno a comprometer-se a aprender, a fazer de forma independente e como
membro do grupo, a resolver o problema e a fazer escolhas de valor.
Na pedagogia do drama, o
estudante é um ator que, através do engajamento / estudo ativo, aprende e
realiza. Os métodos de trabalho de teatro podem ser divididos em quatro
grupos principais com base em seu propósito: ”
- A estrutura e o ambiente são construídos em
métodos de trabalho que visam criar uma estrutura para o drama e motivar o
grupo para uma ação dramática. Eles fornecem informações adicionais
para trabalhar e, portanto, levam adiante as ações;
2.
Métodos
de trabalho coletivo usados ao se concentrar em eventos,
incidentes ou conflitos significativos. Estes irão desenvolver a história
e o enredo. Eles permitem que o grupo tente testar seus modelos de
pensamento e ação e ajude o grupo a avançar na história;
3.
Métodos
de trabalho baseados na interpretação, que muitas vezes trazem novas
perspectivas sobre o assunto e funcionam em grande medida ao nível da
apresentação simbólica;
4.
Formas
instigantes de avaliar e revisar eventos, desenvolver novas soluções, etc. Isso
também desenvolve habilidades de voz e conversação em grupo.
30.
Apresentação
(Palestra)
O professor mantém o monólogo
de apresentação sobre o assunto para o público.
31.
Círculo
de Leitura
No círculo de leitura, um grupo de alunos reúne-se independentemente
nos intervalos para discutir sua leitura. O círculo de leitura encontra
1h - 2h de cada vez.Preparando-se para uma consulta lendo uma parte acordada do
livro ou um artigo. As reuniões podem ser organizadas por um secretário e
presidente circular. O secretário faz anotações das conversas e as envia
aos participantes e, se desejar, após a reunião. As reuniões da área de
leitura são destinadas a discutir a área de leitura.
32.
Brainstorming
(tempestade de idéias)
Se necessário , o ensino é dividido em grupos
menores. Tarefas diferentes podem ser dadas aos diferentes grupos. Em
conexão com a tarefa, você precisa pensar em: soluções, perguntas, fatores
influentes, etc. As idéias são feitas em paralelo para que todos os membros do
grupo possam escrever suas idéias o tempo todo. Isso pode ser feito com
todos tendo seu próprio papel para escrever, usando tags post-it, um flipchart
comum que todos podem escrever, etc. É importante ressaltar na orientação que
as idéias mais malucas podem ser apresentadas e que qualquer crítica é
proibida, é hora de fazer brainstorming, depois, quando as idéias são
coletadas, um grupo pode ser lançado votando ou filtrando as maiores
contas. As idéias podem ser usadas posteriormente em outra situação de
ensino, no planejamento de exercícios, etc.
33.
Participantes
ensinam
Os participantes são reunidos
para se prepararem e ensinarem uns aos outros como indivíduos ou grupos. A
preparação pode ocorrer em uma sala de aula ou no seu próprio horário.
34.
Resumos
O professor pode colocar os
alunos para fazer resumos. Resumos podem ser coletados em papel ou podem
ser discutidos ou desmontados em pequenos grupos. Resumos se aprendem mais
como seu autor, então vale a pena colocar os alunos para fazê-los. Os
resumos dos professores podem repetir e resumir as visões do professor e
esclarecê-las para os alunos.
35.
Network
Tutorial (Autoensino)
Esse é um tipo de
ensino onde o protagonismo é todo do aluno e o professor praticamente não
participa, sendo somente um coordenador do material conseguido no trabalho
feito pelos alunos. Esse método é
efetivo com o uso de computadores e da internet. Os proprios alunos escolhem o
tema fazem sua busca de conceitos e conteudos e tambem repassam aos
colegas. Aqui no Brsil é conhecido como
sala de aula invertida. Um outro método parecido descoberto na India,
vulgarmente conhecido como metodo do buraco na parede.
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