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Diferentes métodos de ensino.

  • ·         Exposição em grupo andando
  • ·         Ensino Caminhada
  • ·         Discussão Passo a Passo
  • ·         Aquário
  • ·         Cruzamento de Grupos (cross over)
  • ·         Trabalho individual
  • ·         Incentivar tarefas de escrita
  • ·         Questionário
  • ·         Bibliografia Suplementar
  • ·         Mapa conceitual (mapa mental)
  • ·         Grupo em Duplas.
  • ·         Discussão Pedagógica
  • ·         Diário de Aprendizagem
  • ·         Compilação da Base do Conhecimento em grupo
  • ·         Exame Inicial
  • ·         Aprendizagem colaborativa em grupo
  • ·         Simpósio
  • ·         Painel de Discussão
  • ·         Trabalho de grupo
  • ·         Aprendizagem baseada em problemas
  • ·         Trabalho em projeto
  • ·         Grupo Cumulativo - Bola de Neve
  • ·         RPG (dramatização)
  • ·         Jogos
  • ·         Técnicas de Memórização no Ensino
  • ·         Argumentação - Debate
  • ·         Ensino de casos (estudo de caso)
  • ·         Trabalho criativo
  • ·         Pedagogia do drama 
  • ·         Apresentação (Palestra)
  • ·         Círculo de Leitura
  • ·         Brainstorming (tempestade de idéias)
  • ·         Participantes ensinam
  • ·         Resumos
  • ·         Network Tutorial (Autoensino)

Diferentes métodos de ensino

Por Donizeti Lamego

 

Descrição dos métodos

1.   Exposição em grupo andando

Os alunos são divididos em grupos de mesmo tamanho para que haja tantos grupos quanto membros. Cada grupo tem sua própria tarefa e uma folha de  papel para cartaz. A tarefa é compor um pôster, quadro ou uma "tela plana" de um determinado tópico. Instruções sobre as coisas que o pôster deve conter também serão fornecidas. Da mesma forma, a fonte do material adequado deverá ser fornecido, por exemplo, artigos de revistas científicas ou folhas de uma aula. O tempo de trabalho para o grupo deverá ser o suficiente, dependendo da tarefa e da situação. Os alunos podem trabalhar na sala de aula ou ser incentivados a usar workshops em grupo ou outros recursos disponíveis.

Quando os pôsteres terminam, eles são colocados em diferentes partes do espaço da sala de aula.

Posteriormente, novos grupos são formados mantendo um elemento  de cada grupo original no novo grupo que são chamados a percorrer os trabalhos. Os grupos circulantes são colocados na frente dos cartazes onde aquele elemento do novo grupo que é original do grupo anterior que fez o trabalho. O membro do grupo original explica o trabalho e a solução aos outros membros da equipe circulante. Depois disso, todos os grupos circulantes se movem para o novo pôster e a mesmo processo é repetido. Desta forma, todos os membros explicam os resultados do seu trabalho de grupo original entre si. A equipe de professores trabalhará com os grupos para observar as atividades dos alunos e cuidar do cronograma.

Quando os grupos circularem todos os cartazes, eles se juntarão e ainda assim verificarão se há clareza sobre as coisas que permanecerem obscuras. 

2.   Ensino Caminhada

Em um passeio a pé, sem local predeterminado,  grupos de alunos vão sair e irão discutir sobre alguma questão. A questão poderá ser desmontada ou não desmontada após a caminhada. O professor pode caminhar, participar ou puxar as discussões em grupo ou apenas orientar a rota de caminhada do grupo.

3.   Discussão Passo a Passo

Uma série de perguntas são conduzidas a um ou mais grupos em contato direto. O professor pode preparar antecipadamente um conjunto de questões que as equipes ou grupos irão trabalhar. As respostas podem ser apresentadas para leitura, ou apresentada numa conversa, assim o importante não é a resposta a pergunta e sim a discussão conseguida entre os alunos pela questão trabalhada .

4.   Aquário

O grupo de ensino é dividido em grupos menores que recebem uma tarefa de discussão. Alguns membros de grupo podem ficar observando a discussão da conversa. Os pequenos grupos  poderão observar e também participar da discussão .

5.   Cruzamento de Grupos (Cross over)

Divide-se os alunos em pequenos grupos. Tarefas diferentes são dadas a todos os grupos. Por exemplo, o Grupo A projeto de um motor de carro, um projeto de sistema de direção do grupo B e um projeto de designer do grupo C. Dê tempo aos grupos, orientação e tarefa. No final do tempo, novos grupos serão formados, com um membro de cada grupo, ou seja, um membro do grupo A, um membro do B e um membro de C entrarão no novo grupo. Os novos grupos receberão novas tarefas, de alguma forma relacionada ao desenvolvimento de projetos dos grupos anteriores, etc. O método pode durar algumas horas ou até mesmo o curso inteiro.

6.   Trabalho individual

Fazer os participantes trabalharem de forma independente em uma tarefa. A tarefa pode ser: ler, planejar, calcular, pesquisar informações, etc. A tarefa pode levar de minutos a horas e pode ser vinculada a outras atividades na situação de ensino.

7.   Incentivar tarefas de escrita

O incentivo a uma tarefa de escrita pode ser de curta duração (15min), quando os alunos são convidados a escrever em suas próprias palavras sobre um determinado assunto ou responder uma pergunta. A tarefa pode ser usada para ativar alguns dos fatores relevantes na mente do aluno, usando para iniciar ou terminar um tópico.

8.   Questionário

O professor pergunta aos alunos, os alunos perguntam ao professor ou os alunos perguntam aos alunos. As perguntas podem ser dadas com antecedência, criadas em conjunto ou geradas espontaneamente. Professores e alunos devem praticar diferentes técnicas de perguntas e prestar atenção em:

·         Fazer perguntas qualitativas (evite perguntas sim-não)

·         Perguntas claras ajudarão

·         Vale a pena perguntar uma coisa de cada vez

·         As perguntas devem possibilitar a consideração das coisas, para que você evite perguntas que queiram ter informações imitativas e repetitivas.

·         Para poder responder a perguntas, você precisa criar um espaço seguro para apresentar respostas e ideias inadequadas.

·         professor deve estar no nível do aluno e enfrentá-lo como uma pessoa igual (mesmo que haja diferenças no conhecimento)

·         É aconselhável evitar perguntas retóricas (há alguma pergunta)

·         professor deve estar genuinamente interessado nas respostas dos alunos

9.   Bibliografia Suplementar

Fornecer material adicional sobre o curso em conexão com a situação de ensino ou de outra forma,  material pode ser tratado em conjunto e em algumas situações, ou poderá envolver o aprofundamento dos dados ou o fornecimento de uma fonte alternativa além do livro do curso.

10.       Mapa conceitual (mapa mental)

A criação de um mapa conceitual ajuda você a estruturar seus próprios pensamentos e a entender os conceitos que podem ser usados ​​para incentivar a memória. No mapa conceitual, o conceito central é colocado no papel e desenhado conceitos semelhantes a sua maneira.

11.       Grupo em Duplas.

Em uma situação de ensino, uma pequena tarefa de discussão é dada a pequenos grupos. O grupo de pares funciona melhor nos tópicos em que os participantes têm suas próprias opiniões. A duração do grupo é curta (alguns minutos). O tempo tem que ser escasso para tornar o debate rápido. Grupos de pares ritmam bem o ensino e ativam os participantes.

12.       Discussão Pedagógica

A responsabilidade pelo sucesso do debate de ensino é do professor e do aluno. A discussão sobre o ensino é adequada para situações em que é preciso levar em conta as opiniões dos outros, formular seus próprios pensamentos, aprender com os outros, desenvolver suas próprias habilidades de conversação e descobrir juntos os problemas. O tópico a ser selecionado para discussão deve ser de alguma forma familiar aos oradores. O objetivo da discussão pode ser produzir uma solução, analisar uma situação, apresentar diferentes visões, etc. A discussão pode ser iniciada fazendo perguntas. Você também pode usar algum estímulo para a conversa (história, clipe de jornal, notícias, videoclipe, etc.).

13.       Diário de Aprendizagem

À medida que o curso avança, os alunos escrevem um diário de aprendizado. O diário de aprendizagem também pode ser uma ferramenta de avaliação. Diário de Aprendizagem: Experiências de aprendizagem significativas, eventos diurnos, questões abertas, autoavaliação, etc. O Diário de Aprendizagem pode ser orientado de muitas formas diferentes. Os diários de aprendizagem podem ser comentados ou baseados em um curso, ou para descobrir o que é requer repetição. O diário de aprendizagem pode ter duração de curso ou pode fazer parte do curso. O diário pode ser escrito no seu próprio horário de trabalho ou no horário reservado pelo professor, por exemplo, no final do periodo de ensino.

14.       Compilação da Base do Conhecimento em grupo

Os alunos fazem algumas tarefas indivíduais. Depois disso, pequenos grupos são formados, onde todas as lacunas de informação sobre seu próprio desempenho são reveladas a eles mesmos. O grupo reúne uma resposta mais completa. Depois disso, vão apenas pensar sobre isso.

15.       Exame Inicial

Um teste inicial pode ser usado como base para o design do curso e coletar informações básicas, interesses, motivos e insights sobre questões-chaves.

16.       Aprendizagem colaborativa em grupo

um método de trabalho em grupo no qual todos os membros de um grupo têm a mesma responsabilidade pelo trabalho. O grupo pode receber uma tarefa ou um problema com o qual começa a trabalhar. A colaboração é importantes no grupo. O objetivo não é decompor o trabalho e resumi-lo, mas trabalhar em conjunto. A aprendizagem colaborativa pode fazer parte de algum trabalho em grupo ou projeto.

17.       Simpósio

O simpósio usa como modelo a fórmula usada em conferências científicas. Reúne um grupo de (10 a 20 pessoas) especialistas em um campo. O simpósio pode levar de 1 a 2 dias. Uma seleção de iniciadores é selecionada e o trabalho do simpósio é feito com antecedência.   Após o início, uma discussão é realizada em conjunto. O Presidente do Simpósio será eleito e que falará e cuidará dos horários.

18.       Painel de Discussão

Coletar um painel de participantes de uma região ou setor diferente. Os locutores preparam-se para a discussão com antecedência. A mesa será escolhida para a discussão, cuidando da abertura, compartilhando e encerrando os discursos. O Presidente pode também, a intervalos, elaborar um debate e fazer perguntas.

19.       Trabalho de grupo

O ensino é dividido em pequenos grupos que recebem uma tarefa e um cronograma. Grupos podem refletir sobre os mesmos problemas ou diferentes. O resultado final do grupo pode ser destacado como um relatório, uma apresentação, ensino com uma aula, uma conversa, etc. Os membros do grupo podem receber papéis e responsabilidades. Deve-se prestar atenção ao planejamento do grupo:

·         Planejamento de trabalho

·         atribuição

·         Trabalhando em pequenos grupos e formulários

·         Para relatar resultados

·         Para resumir ou tirar conclusões

·         trabalho em pequenos grupos pode variar em duração (15 min - curso completo). Outros métodos de ensino também podem ser incluídos. O sucesso depende da entrada e da atribuição dos participantes.

20.       Aprendizagem baseada em problemas

O novo ciclo de estudos começa com a introdução de um novo "problema". O problema é um pouco enganador no termo e refere-se facilmente à resolução de problemas ou a alguns negativos. No entanto, pode ser uma infinidade de situações, cenários, eventos, fenômenos ou problemas de linha de base. Em geral, essas situações iniciais são bastante práticas. Em seguida, o problema / linha de base é esclarecido, negado e mapeado pelo grupo. Com base nisso, o fenômeno são organizados em subáreas, e são usados ​​para elaborar tarefas de aprendizado e planejar a coleta de informações.

Após a aquisição dos dados, por exemplo, depois de uma semana, o grupo se reunirá novamente em tutoriais, onde cada trarão para melhorar o conhecimento comum do novo do grupo, e onde o grupo pode ser alcançado em uma consulta interativa para buscar uma solução comum para o seu conjunto de tarefas de aprendizagem, e através deles encontrar "respostas" para as questões de base.

O processo não termina na análise negociada do conhecimento comum do grupo ou em uma saída comum. O processo continua, e cada aluno completa seu aprendizado por meio de reflexões adicionais e, dependendo da implementação, por exemplo, restaura o aprendizado do texto ou de outros resultados relacionados ao aprendizado próximo e ao líder e tutor.

O trabalho em equipe é estruturado pelo compartilhamento de funções: As tarefas do presidente, do secretário e do observador variam de um ciclo de aprendizado para outro.

Assim, estudando "normalmente", na ABP o ensino de contato envolve diferentes formas funcionais: No início do ciclo e nas etapas finais, o grupo trabalha perto no mesmo espaço, com discussões rápidas.

 

21.       Trabalho em projeto

O trabalho em projeto consiste em combinar conhecimento e prática. Dar aos indivíduos ou grupos um projeto e permitir que os alunos o definam. O trabalho em projeto requer participação ativa e compromisso dos participantes do projeto. Os projetos podem ter períodos de tempo muito diferentes. Os projetos podem ser guiados e direcionados de maneiras muito diferentes.

22.       Grupo Cumulativo - Bola de Neve

Divida os alunos em duplas e, em seguida, faça dos pares um grupo maior (4 pessoas) e, finalmente, todo o grupo discutirá juntos. Pode ser variado (1-2-4-12 etc ou vice-versa 8-4-2). Os grupos recebem uma tarefa, problema ou tópico de discussão. O professor agenda as etapas do grupo. A duração de um grupo pode variar ao longo do tempo (1 min a 2 horas).

23.       RPG (dramatização)

A dramatização pode mostrar relacionamentos ou situações entre indivíduos, profissionais ou a organização. Atenção pode ser dada a atitudes, valores, habilidades de resolução de problemas, etc. As habilidades sociais e de interação podem ser desenvolvidas através da aprendizagem de papéis. A dramatização pode ser combinada com outros métodos. Importante notar ao projetar um RPG:

  1. Ativação de grupo, seleção de tópicos e instruções

2.   Seleção de participantes

3.   Uso de instalações

4.   Definindo Metas (Essa Exposição Não Acontece Por Si)

5.   Nomear e dirigir observadores em uma situação - onde prestar atenção

6.   Atuação - Tempo, adereços, etc.

7.   Discussão após a situação e avaliação da situação

8.   Trocar experiências e generalizações de observações

24.       Jogos

Aprender jogos é aprender as habilidades que você aprendeu. A estrutura do jogo deve ser planejada com antecedência. Em situações de aprendizagem, os alunos recebem um grau relativamente alto de liberdade de ação. Um importante fator de aprendizado é a observação e análise dos jogos. Jogar não é um fim em si mesmo, é uma questão de aprender com isso.

25.       Técnicas de Memorização no Ensino

O aprendizado do aluno pode ser incentivado de muitas maneiras diferentes em situações de ensino. Com a ajuda de palavras-chave, o professor pode descrever a importância geral das disciplinas no ensino. O professor pode criar associações entre questões relacionadas. A atividade da memória pode ser copiada, ligando as coisas, isso também pode acontecer de uma forma imaginativa, ou seja, você pode criar estranhos vínculos entre diferentes coisas para apoiá-los na lembrança. Imagens engraçadas podem ajudá-lo a manter as coisas em mente. Os alunos podem apoiar notas escritas. Os alunos podem ser apresentados a várias técnicas de notas (por exemplo, mapas mentais) ou apenas para lembrá-los de fazer anotações (não o suficiente no início do curso). O professor deverá fazer prétreinos para tornar mais fácil para o aluno entender e combinar os novos conhecimentos com o que ele já conhece. Um prétreino pode ser uma questão, uma tarefa de escrita, uma definição de problema ou a terceirização de sua própria experiência (redação ou discussão).

26.       Argumentação - Debate

No debate, os alunos poderão praticar a apresentação de argumentos e a avaliar outras visões. Duas equipes ou indivíduos opostos são selecionados no debate. Escolhem o tópico a ser tratado e dá aos grupos opostos a tarefa de promover uma contradição com outro grupo. Escolha um presidente que se certificará de que todos possam falar dentro da sua vez e que os discursos não sejam longos demais. Os discursos devem ser distribuídos há uma equipe por vez. Se o debate não prosseguir, o Presidente pode dar ao público a oportunidade de falar para estimular o debate. Se o debate for bem sucedido, os participantes poderão revisar suas próprias opiniões. O objetivo do debate não é acertar o adversário, mas aprofundar a compreensão do assunto.

27.       Ensino de casos (estudo de caso)

No ensino de caso, um caso é dado aos alunos. Os alunos começam a dissolver o caso e a tirar conclusões e generalizações com base nele. Os casos podem ser histórias, padrões, descrições, soluções, aplicativos, etc. No caso de casos, os alunos podem fazer perguntas onde saem sozinhos ou em grupos para encontrar respostas.

28.       Trabalho criativo

O trabalho criativo procura utilizar a capacidade imaginativa de uma pessoa para criar novas perspectivas, diferentes possibilidades, novas alternativas, novos conhecimentos e novos membros. O processo criativo pode proceder da seguinte forma:

  1. Encontrando o problema (aluno, professor ou juntos)

2.   Retorno sobre as  ideias (por exemplo, brainstorming)

3.   Encontrar uma solução de ideias

4.   Fundamentação, aprovação e avaliação da solução

29.       Pedagogia do drama 

“A pedagogia do drama desafia o aluno a comprometer-se a aprender, a fazer de forma independente e como membro do grupo, a resolver o problema e a fazer escolhas de valor.

Na pedagogia do drama, o estudante é um ator que, através do engajamento / estudo ativo, aprende e realiza. Os métodos de trabalho de teatro podem ser divididos em quatro grupos principais com base em seu propósito: ”

  1. A estrutura e o ambiente são construídos em métodos de trabalho que visam criar uma estrutura para o drama e motivar o grupo para uma ação dramática. Eles fornecem informações adicionais para trabalhar e, portanto, levam adiante as ações;

2.   Métodos de trabalho coletivo usados ​​ao se concentrar em eventos, incidentes ou conflitos significativos. Estes irão desenvolver a história e o enredo. Eles permitem que o grupo tente testar seus modelos de pensamento e ação e ajude o grupo a avançar na história;

3.   Métodos de trabalho baseados na interpretação, que muitas vezes trazem novas perspectivas sobre o assunto e funcionam em grande medida ao nível da apresentação simbólica;

4.   Formas instigantes de avaliar e revisar eventos, desenvolver novas soluções, etc. Isso também desenvolve habilidades de voz e conversação em grupo.

30.       Apresentação (Palestra)

O professor mantém o monólogo de apresentação sobre o assunto para o público.

31.       Círculo de Leitura

No círculo de leitura, um grupo de alunos reúne-se independentemente nos intervalos para discutir sua leitura.  O círculo de leitura encontra 1h - 2h de cada vez.Preparando-se para uma consulta lendo uma parte acordada do livro ou um artigo. As reuniões podem ser organizadas por um secretário e presidente circular. O secretário faz anotações das conversas e as envia aos participantes e, se desejar, após a reunião. As reuniões da área de leitura são destinadas a discutir a área de leitura.

32.       Brainstorming (tempestade de idéias)

Se necessário , o ensino é dividido em grupos menores. Tarefas diferentes podem ser dadas aos diferentes grupos. Em conexão com a tarefa, você precisa pensar em: soluções, perguntas, fatores influentes, etc. As idéias são feitas em paralelo para que todos os membros do grupo possam escrever suas idéias o tempo todo. Isso pode ser feito com todos tendo seu próprio papel para escrever, usando tags post-it, um flipchart comum que todos podem escrever, etc. É importante ressaltar na orientação que as idéias mais malucas podem ser apresentadas e que qualquer crítica é proibida, é hora de fazer brainstorming, depois, quando as idéias são coletadas, um grupo pode ser lançado votando ou filtrando as maiores contas. As idéias podem ser usadas posteriormente em outra situação de ensino, no planejamento de exercícios, etc.

33.       Participantes ensinam

Os participantes são reunidos para se prepararem e ensinarem uns aos outros como indivíduos ou grupos. A preparação pode ocorrer em uma sala de aula ou no seu próprio horário.

34.       Resumos

O professor pode colocar os alunos para fazer resumos. Resumos podem ser coletados em papel ou podem ser discutidos ou desmontados em pequenos grupos. Resumos se aprendem mais como seu autor, então vale a pena colocar os alunos para fazê-los. Os resumos dos professores podem repetir e resumir as visões do professor e esclarecê-las para os alunos.

35.       Network Tutorial (Autoensino)

Esse é um tipo de ensino onde o protagonismo é todo do aluno e o professor praticamente não participa, sendo somente um coordenador do material conseguido no trabalho feito pelos alunos.  Esse método é efetivo com o uso de computadores e da internet. Os proprios alunos escolhem o tema fazem sua busca de conceitos e conteudos e tambem repassam aos colegas.  Aqui no Brsil é conhecido como sala de aula invertida. Um outro método parecido descoberto na India, vulgarmente conhecido como metodo do buraco na parede.

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